Apostila Professor Temporário Prefeitura Cascavel PR 2024
A Apostila Professor Temporário Prefeitura Cascavel PR 2024 é desenvolvida de acordo com o EDITAL. Apostila Concurso Prefeitura de Cascavel PR 2024 Professor Temporário
Conteúdo programático do edital:
LÍNGUA PORTUGUESA 1)Histórico, Concepção do Componente Curricular, Objetivo Geral, EncaminhamentosTeórico-Metodológicos, Conteúdos, Objetivos de Aprendizagem e Avaliação, conformeCurrículoparaRede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Ensino Fundamental – anos iniciais(2020).2)Função cognitiva e social da leitura e da escrita. 3)Relação grafema/fonema. 4) Relaçõesarbitrárias, biunívocas e cruzadas. 5)Categorização gráfica e funcional do sistemagráfico.5)Linguagem verbal e não verbal. 6) Compreensão e interpretação de textos. 7) Coesãoecoerência. 8) Unidade temática e progressão temática. 9) Especificidades e característicasdosgêneros discursivos. 10) Pontuação e paragrafação. 11) Concordância verbal enominal.12)Regência verbal e nominal. 13) Princípios da textualidade: intencionalidade, aceitabilidade,informatividade, situacionalidade e intertextualidade. 14) Morfologia, sintaxe, classesgramaticais(substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, advérbios, preposições, conjunções einterjeições).
MATEMÁTICA 1) Histórico, Concepção, Ensino, Objetivos e Eixos do componente curricular deMatemática,conforme o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – AnosIniciais-2020.2)Sistema de Numeração Decimal: valor posicional (composição e decomposição). 3)Resoluçãode problemas: adição, subtração, multiplicação e divisão. 4)Números racionais: adiçãoesubtração de frações homogêneas e heterogêneas. 5)Relação do sistema de numeraçãodecimalcom medidas de valor, capacidade, comprimento, massa, superfície (perímetro eárea) evolume.6)Números decimais. 7)Classificação dos sólidos geométricos (poliedros e corposredondos)efiguras planas (polígonos). 8)Semelhanças e diferenças entre sólidos geométricosefigurasplanas. 9)Ângulos: reto, agudo e obtuso. 10)Razão e proporção. 11)Interpretaçãodedadoseinformações contidas em tabelas, gráficos, quadros e imagens. 12)Probabilidade. 13) Equaçõesde 1º e 2º grau.
HISTÓRIA 1)Histórico, Concepção do Componente Curricular, Objetivo Geral, EncaminhamentosTeórico-Metodológicos, Conteúdos, Objetivos de Aprendizagem e Avaliação, conformeCurrículoparaRede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Ensino Fundamental – anos iniciais(2020).2)Brasil: Tratado de Tordesilhas; Capitanias Hereditárias; Sesmarias; Período colonial; Primeiroreinado; Período regencial; Segundo reinado; República Velha; Era Vargas. 3) Paraná: Lei de Terras; Emancipação; Escravidão; Tropeirismo; A questão de Palmas; Contestado; Marchapara o Oeste; Guerra de Porecatu e Revolta dos Posseiros de 1957. 4) Cascavel: Ahistóriadao cupação das terras e a formação do Município; Processo de emancipação de Cascavel; SímbolosMunicipais; Patrimônios históricos e culturais do Município; Os Três Poderes: Executivo,Legislativo e Judiciário. 5) Atualidades: Política; Economia; Sociedade e Educação.
GEOGRAFIA 1) Histórico, Concepção do Componente Curricular, Objetivo Geral, Encaminhamentos Teórico-Metodológicos, Conteúdos, Objetivos de Aprendizagem e Avaliação, conforme Currículo paraRede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Ensino Fundamental – anos iniciais(2020).2)Brasil: A divisão político administrativa do Brasil e as cinco regiões do IBGE; Coordenadas geográficas; Fusos horários; Relevo, Clima; Vegetação; Solo; Hidrografia. 3) Paraná: Processosmigratórios e imigratórios; Territórios étnicos-culturais: indígenas e quilombolas; Relevo, Clima;Vegetação; Solo; Hidrografia. 4) Cascavel: Migrantes e imigrantes; Distritos; Atividades econômicas; Industrialização e urbanização do município; Relevo, Clima; Vegetação; Solo;Hidrografia. 5) Atualidades: Política; Economia; Sociedade; Educação; Tecnologia; Energia;Relações internacionais; Desenvolvimento sustentável; Problemas ambientais e Globalização.
CIÊNCIAS 1) Histórico, Concepção, Objetivos e Eixos do Componente curricular Ciências, conformeoCurrículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Anos Iniciais –2020. 2) TerraeUniverso – Universo: componentes básicos, Galáxias, Constelações, Sistemasolar; Sol:referencial de orientação, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais; Eclipse solar. PlanetaTerra:movimento de rotação, movimento de translação, estações do ano, solstício eequinócio. Lua:fases da Lua e movimentos, Eclipse lunar. 3) Matéria e Energia – Água, solo e ar: ciclodaáguana biosfera e sua importância para o meio ambiente; 4) Impacto do uso do solo, daáguaedoar:poluição e contaminação; 5) Propriedades do ar; 6) Aquecimento global; 7) Camadadeozônio;8)Chuva ácida; 9) Mudanças climáticas; 10) Ecossistema: condições básicas de vida. 11) VidaeEvolução – Seres vivos no ambiente: cadeia alimentar; 12) Fluxo de energia: seresbióticoseabióticos; 13) Formação do corpo: órgãos, tecidos e células; 14) Microrganismos: conceitosbásicos de bactérias, vírus, fungos, protozoários e algas; 15) Organização dosseresvivos:unicelulares e pluricelulares; 16) Conceito de célula; 17) Diferenças entre célulasanimaisevegetais; 18) Integração entre a estrutura e funcionamento dos sistemas docorpohumano:células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo; 19) Doenças: relacionadasàpoluição/contaminação do ar, relacionadas ao solo e relacionadas à água; 20) Nutrição: proteínas,carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e sais minerais, pirâmide alimentar.
ESPECÍFICO:
(Abordagem teórica: Materialismo Histórico Dialético, Teoria Histórico-CulturalePedagogia Histórico-Crítica) 1) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei Federal nº 9.394/1996).2)Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal nº 8.069/1990 e atualizações2019).3)Deliberação nº 03/2013 – Conselho Municipal de Educação – CME Cascavel. 4) Aspectoshistóricos e legais do ensino fundamental – anos iniciais. 5) Concepção de Ser Humano,deSociedade e de Educação de acordo com a Teoria Histórico-Cultural e da PedagogiaHistórico-Crítica. 5) Concepção de Estado, Escola Pública e Currículo de acordo comos pressupostosdo Materialismo Histórico-Dialético. 6) Desenvolvimento humano de acordo coma TeoriaHistórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. 7) Processos de Transmissão e ApropriaçãodoConhecimento de acordo com a Pedagogia Histórico-Crítica. 8) Organização das açõesentreossujeitos e o Objeto de conhecimento – planejamento de ensino. 10) Concepção de Avaliaçãodeacordo com a Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. 11) Educaçãoespecial:dos aspectos históricos gerais à Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel. 12) AFormaçãoSocial do Psiquismo de Pessoas com Deficiência: considerações educacionais.
Brinde Apostila Extra:
– Assuntos mais cobrados em concursos públicos;
– Dicas para uma boa redação;
– Dicas de estudo;
– Técnicas de memorização;
– Desenvolvendo a leitura dinâmica.
E-book gratuito + Apostila demonstrativa:
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
– O que é concurso público;
– Concursos públicos no Brasil;
– Quem pode participar;
– Como se inscrever;
– Taxa de inscrição e isenção;
– Principais termos utilizados;
– Dicas de estudo;
– Apostila demonstrativa, ateste a qualidade do nosso material.
Sobre a apostila:
– Possui exercícios de fixação gabaritados;
– Material Digital em PDF, pode ser lido no computador, tablet ou celular;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Conteúdo baseado no edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal (não são comentadas) em formato ZIP (arquivo compactado);
– Download imediato.
Dúvidas frequentes:
Como faço para acessar o material?
Para acessar o painel do aluno clique em “Minha conta > Downloads“.
(https://aguiaconcursos.com.br/painel-aluno/apostilas/)
Para outras dúvidas, acesse a nossa página de Perguntas Frequentes ou entre em contato conosco.
Adquira hoje mesmo a sua Apostila Professor Temporário Prefeitura Cascavel PR 2024