Apostila Auxiliar Serviços Escolares Pref Curitiba PR 2022
A Apostila Auxiliar Serviços Escolares Pref Curitiba PR 2022 é desenvolvida de acordo com o edital do concurso. EDITAL 04/2022. Apostila Prefeitura Municipal de Curitiba PR 2022 Auxiliar de Serviços Escolares
Conteúdo programático:
LÍNGUA PORTUGUESA As questões de Língua Portuguesa visam a averiguar a capacidade do(a) candidato(a), quanto: à apreensão do significado global dos textos; ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais em textos de diferentes gêneros; à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc; ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
RACIOCÍNIO MATEMÁTICO Resolução de problemas envolvendo números reais, conjuntos, contagem e porcentagem. Sistemas de duas equações e duas incógnitas, equação do primeiro grau, regra de três simples e sequências. Área, volume e capacidade. Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.
INFORMÁTICA 1. Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando o Windows Explorer para as versões do Windows 7, 8 ou 10. 2. Noções básicas de navegação na internet, para as versões do Windows 7, 8 ou 10. 3. Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows para as versões do Windows 7, 8 ou 10. 4. Noções consistentes de escrita e editoração de texto utilizando o Microsoft Word (versões 2007, 2010 ou 2013). 5. Noções consistentes de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o Microsoft Excel (versões 2007, 2010 ou 2013). 6. Noções básicas, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos. 7. Noções básicas, como usuário, dos sistemas operacionais Windows (versões 7, 8 ou 10). 8. Noções de segurança em rede (invasão, vírus, spyware, malware e correlatos) e segurança da informação.
LEGISLAÇÃO
1. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Sobre a apostila:
– Material Digital;
– Formato PDF pode ser lido no computador, tablet ou celular;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Possui exercícios de fixação gabaritados;
– Conteúdo baseado no edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal (não são comentadas) em formato ZIP (arquivo compactado);
– Download imediato. O material é liberado automaticamente após aprovação do pagamento.
Sobre o cargo:
ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS – Atender as crianças e estudantes nos horários de entrada, saída e recreio; – Atender as crianças e estudantes, por curtos períodos de tempo, durante a ausência do professor, exceto em atividades pedagógicas; – Inspecionar todas as dependências do estabelecimento de ensino, observar o ambiente escolar, detectar irregularidades e necessidades de orientação e auxílio, adotar as providências cabíveis e relatar à equipe competente; – Prestar auxílio e assistência as crianças e estudantes diante de problemas ou dificuldades, e encaminhá-los ao setor competente para atendimento; – Auxiliar a direção da escola no controle de horários de início e término das aulas; – Zelar pelo abastecimento de material escolar nas salas de aulas, conforme as normas estabelecidas pela equipe gestora; – Acompanhar as crianças e estudantes, em situações especiais, até sua residência, sempre que solicitado pela equipe gestora; – Acompanhar as crianças e estudantes em atividades externas à escola, sempre que convocado pela equipe gestora; – Auxiliar na distribuição da alimentação escolar; – Controlar as saídas antecipadas, por meio de solicitação da identificação e assinatura do responsável ou daquele que detém autorização para a retirada prévia das crianças e estudantes do ambiente escolar; – Auxiliar, quando necessário, os professores, crianças e estudantes, em atividades desenvolvidas nos diferentes espaços da unidade escolar; – Auxiliar a equipe gestora na distribuição de materiais de higiene, dentre outros que se façam necessários, para o atendimento da comunidade escolar; – Atender às solicitações dos profissionais do magistério relativas a materiais didático-pedagógicos de uso comum na unidade escolar; – Auxiliar nas tarefas administrativas, excepcionalmente, quando solicitado; – Zelar pela segurança e disciplina individual e coletiva das crianças e estudantes, auxiliar na manutenção da ordem e na organização do ambiente escolar, orientar crianças e estudantes quanto às regras, normas, regimento escolar e horários; – Orientar, acompanhar e/ou prestar informações aos pais, responsáveis pelas crianças e estudantes e aos membros da comunidade escolar, sempre que necessário; – Auxiliar no acolhimento, no atendimento e na prestação de informações à comunidade escolar, quando necessário, em conformidade com as orientações emitidas pela Secretaria Municipal da Educação; – Cumprir a legislação vigente e as determinações do regimento escolar; – Participar dos órgãos colegiados da unidade escolar; – Desempenhar outras atividades correlatas.
Dúvidas frequentes:
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