Apostila Professor Educação Infantil Prefeitura Cascavel PR 2024
A Apostila Professor Educação Infantil Prefeitura Cascavel PR 2024 é desenvolvida de acordo com o EDITAL. Apostila Concurso Prefeitura de Cascavel PR 2024 Professor de Educação Infantil Temporário
Conteúdo programático do edital:
LÍNGUA PORTUGUESA 1) Histórico, Concepção, Ensino, Objetivos e Eixos do componente curricular LínguaPortuguesa,conforme o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – EducaçãoInfantil-2020. 2) Função cognitiva e social da leitura e da escrita. 3) Relação grafema/fonema.4)Relações arbitrárias, biunívocas e cruzadas. 5) Caracterização e Categorizaçãodosistemagráfico. 6) Linguagem verbal e não-verbal. 7) Compreensão e interpretação de textos. 8)Coesãoecoerência. 9) Unidade temática e progressão temática. 10) Especificidades e característicasdosgêneros discursivos. 11) Pontuação e paragrafação. 12) Concordância verbal enominal.13)Regência verbal e nominal. 14) Princípios da textualidade: intencionalidade, aceitabilidade,informatividade, situacionalidade e intertextualidade. 15) Morfologia, sintaxe, classesgramaticais(substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, advérbios, preposições, conjunções, interjeições).
MATEMÁTICA 1) Histórico, Concepção, Ensino, Objetivos e Eixos do Componente Curricular deMatemática,conforme o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – EducaçãoInfantil-2020. 2) Sistema de Numeração Decimal: valor posicional (composição e decomposição).3)Resolução de problemas: adição, subtração, multiplicação e divisão. 4)Números racionais: adiçãoe subtração de frações homogêneas e heterogêneas. 5) Relação do sistemadenumeraçãodecimal com medidas de valor, capacidade, comprimento, massa, superfície (perímetroeárea)evolume. 6) Números decimais. 7) Classificação dos sólidos geométricos (poliedrosecorposredondos) e figuras planas (polígonos). 8) Semelhanças e diferenças entre sólidos geométricosefiguras planas. 9) Ângulos: reto, agudo e obtuso. 10) Razão e proporção. 11) Interpretaçãode dados e informações contidas em tabelas, gráficos, quadros e imagens. 12) Probabilidade.13)Equações de 1º e 2º grau.
HISTÓRIA 1) Histórico, Concepção do Componente Curricular, Objetivo Geral, EncaminhamentosTeórico-Metodológicos, Conteúdos, Objetivos de Aprendizagem e Avaliação, conformeCurrículoparaRede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Educação Infantil – 2020. 2) Brasil: TratadodeTordesilhas; Capitanias Hereditárias; Sesmarias; Período colonial; Primeiro reinado; Períodoregencial; Segundo reinado; República Velha; Era Vargas. 3) Paraná: Lei deTerras;Emancipação; Escravidão; Tropeirismo; A questão de Palmas; Contestado; MarchaparaoOeste;Guerra de Porecatu e Revolta dos Posseiros de 1957. 4) Cascavel: A história daocupaçãodasterras e a formação do Município; Processo de emancipação de Cascavel; SímbolosMunicipais;Patrimônios históricos e culturais do Município; Os Três Poderes: Executivo, LegislativoeJudiciário. 5) Atualidades: Política; Economia; Sociedade e Educação.
GEOGRAFIA 1) Histórico, Concepção do Componente Curricular, Objetivo Geral, EncaminhamentosTeórico-Metodológicos, Conteúdos, Objetivos de Aprendizagem e Avaliação, conformeCurrículoparaRede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Educação Infantil – 2020. 2) Brasil: Adivisãopolítico administrativa do Brasil e as cinco regiões do IBGE; Coordenadas geográficas; Fusoshorários; Relevo, Clima; Vegetação; Solo; Hidrografia. 3) Paraná: Processos migratórioseimigratórios; Territórios étnicos-culturais: indígenas e quilombolas; Relevo, Clima; Vegetação;Solo; Hidrografia. 4) Cascavel: Migrantes e imigrantes; Distritos; Atividadeseconômicas;Industrialização e urbanização do Município; Relevo, Clima; Vegetação; Solo; Hidrografia.5)Atualidades: Política; Economia; Sociedade; Educação; Tecnologia; Energia; Relaçõesinternacionais; Desenvolvimento sustentável; Problemas ambientais e Globalização.
CIÊNCIAS 1) Histórico, Concepção, Objetivos e Eixos do Componente curricular Ciências, conformeoCurrículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – Educação Infantil –2020.2)Terra e Universo – Universo: componentes básicos, Galáxias, Constelações, Sistemasolar;Sol:referencial de orientação, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais; Eclipse solar. PlanetaTerra:movimento de rotação, movimento de translação, estações do ano, solstício eequinócio. Lua:fases da Lua e movimentos, Eclipse lunar. 3) Matéria e Energia – Água, solo e ar: ciclodaáguana biosfera e sua importância para o meio ambiente; 4) Impacto do uso do solo, daáguaedoar:poluição e contaminação; 5) Propriedades do ar; 6) Aquecimento global; 7) Camadadeozônio;8)Chuva ácida; 9) Mudanças climáticas; 10) Ecossistema: condições básicas de vida. 11) VidaeEvolução – Seres vivos no ambiente: cadeia alimentar; 12) Fluxo de energia: seresbióticoseabióticos; 13) Formação do corpo: órgãos, tecidos e células; 14) Microrganismos: conceitosbásicos de bactérias, vírus, fungos, protozoários e algas; 15) Organização dosseresvivos:unicelulares e pluricelulares; 16) Conceito de célula; 17) Diferenças entre célulasanimaisevegetais; 18) Integração entre a estrutura e funcionamento dos sistemas docorpohumano:células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo; 19) Doenças: relacionadasàpoluição/contaminação do ar, relacionadas ao solo e relacionadas à água; 20) Nutrição: proteínas,carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e sais minerais, pirâmide alimentar.
ESPECÍFICO:
NOÇÕES DE HIGIENE, PRIMEIROS SOCORROS E CUIDADOS INFANTIS1) Procedimentos adequados e cuidados básicos no atendimento às crianças de0a5anosreferente à saúde, alimentação, nutrição, repouso e higiene, prevenção de acidenteseprimeirossocorros no ambiente escolar. 2) Doenças mais comuns na infância. 3) Cuidadosbásicosnoecom o ambiente de trabalho. 4) Noções básicas de nutrição infantil e preparaçãoderefeiçõesseguras. 5) Fundamentos de desenvolvimento infantil e suporte emocional.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (Abordagem teórica: Materialismo Histórico Dialético, Teoria Histórico-CulturalePedagogia Histórico-Crítica) 1) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei Federal nº 9.394/1996).2)Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal nº 8.069/1990 e atualizações2019).3)Deliberação nº 04/2013 – Conselho Municipal de Educação – CME Cascavel. 4) Concepçãodesociedade, homem e educação. 5) A função social da escola pública. 6) A históriadaorganizaçãoda educação brasileira. 7) Concepção de desenvolvimento humano de acordocomaTeoriaHistórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. 8) Apropriação e transmissão do conhecimento.9)Elementos que compõem o planejamento escolar (conteúdos, objetivos, encaminhamentosmetodológicos, recursos auxiliares e avaliação). 10) Concepção de avaliação. 11) Educaçãoespecial: dos aspectos históricos gerais à rede pública municipal de ensino de Cascavel. 12)AFormação Social do Psiquismo de Pessoas com Deficiência: Considerações Educacionais.13)Marco Legal pela Primeira Infância – MLPI Lei nº 13.257/2016. 14) Plano Municipal pelaPrimeiraInfância – PMPI Cascavel 2022-2032.
Brinde Apostila Extra:
– Assuntos mais cobrados em concursos públicos;
– Dicas para uma boa redação;
– Dicas de estudo;
– Técnicas de memorização;
– Desenvolvendo a leitura dinâmica.
E-book gratuito + Apostila demonstrativa:
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
– O que é concurso público;
– Concursos públicos no Brasil;
– Quem pode participar;
– Como se inscrever;
– Taxa de inscrição e isenção;
– Principais termos utilizados;
– Dicas de estudo;
– Apostila demonstrativa, ateste a qualidade do nosso material.
Sobre a apostila:
– Possui exercícios de fixação gabaritados;
– Material Digital em PDF, pode ser lido no computador, tablet ou celular;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Conteúdo baseado no edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal (não são comentadas) em formato ZIP (arquivo compactado);
– MATERIAL EM PRÉ-VENDA. O prazo máximo são até 5 dias para o desenvolvimento após a compra.
Dúvidas frequentes:
Diariamente são disponibilizadas centenas de novas vagas no serviço público, por isso trabalhamos com “Pré-venda”, anunciamos a prestação de serviço de desenvolvimento de apostila para um concurso e cargo específico, o concurseiro faz o pagamento e iniciamos a preparação do material, dentro do prazo estipulado disponibilizamos a apostila no site e notificamos o por e-mail. Isso nos permite otimizar tempo e desenvolver um material personalizado e de qualidade para cada concurso e cargo.
Como faço para acessar o material?
Para acessar o painel do aluno clique em “Minha conta > Downloads“.
(https://aguiaconcursos.com.br/painel-aluno/apostilas/)
Para outras dúvidas, acesse a nossa página de Perguntas Frequentes ou entre em contato conosco.
Adquira hoje mesmo a sua Apostila Professor Educação Infantil Prefeitura Cascavel PR 2024