Apostila Professor Educação Infantil Pref Curitiba PR 2022
A Apostila Professor Educação Infantil Pref Curitiba PR 2022 é desenvolvida de acordo com o edital do concurso. EDITAL 05/2022. Apostila Prefeitura Municipal de Curitiba PR 2022 Professor de Educação Infantil
Conteúdo programático:
LÍNGUA PORTUGUESA As questões de Língua Portuguesa visam a averiguar a capacidade do(a) candidato(a), quanto: – à apreensão do significado global dos textos; – ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; – ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; – à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais em textos de diferentes gêneros; – à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); – à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; – à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; – ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; – ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; – à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; – à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; – ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc; – ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; – à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
RACIOCÍNIO MATEMÁTICO Resolução de problemas envolvendo números reais, conjuntos, contagem e porcentagem. Sistemas de duas equações e duas incógnitas, equação do primeiro grau, regra de três simples e sequências. Área, volume e capacidade. Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.
INFORMÁTICA 1. Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando o Windows Explorer para as versões do Windows 7, 8 ou 10. 2. Noções básicas de navegação na internet, para as versões do Windows 7, 8 ou 10. 3. Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows para as versões do Windows 7, 8 ou 10. 4. Noções consistentes de escrita e editoração de texto utilizando o Microsoft Word (versões 2007, 2010 ou 2013). 5. Noções consistentes de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o Microsoft Excel (versões 2007, 2010 ou 2013). 6. Noções básicas, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos. 7. Noções básicas, como usuário, dos sistemas operacionais Windows (versões 7, 8 ou 10). 8. Noções de segurança em rede (invasão, vírus, spyware, malware e correlatos) e segurança da informação.
LEGISLAÇÃO 1. Lei Orgânica do Município de Curitiba. 2. Lei n.º 1.656, de 21 de agosto de 1958 – Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (Legislações enviadas de forma literal em formato ZIP) 1. Lei Federal nº 8.069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente: Título I – Das disposições preliminares. Capítulo II – Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Capítulo IV – Do direito à educação, à cultura, ao esporte a ao lazer. 2. Lei Federal nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: artigos 2º, 3º, 4º, 11, 12, 13, 14, 18, 21, 22, 29, 30, 31, 58, 59 e 61. 3. Lei Federal n.º 13.146/15. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 4. Resolução CNE/CEB nº 05/2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 5. Parecer CNE/CEB n.º 20/2009 – Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 6. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Item 3: A Etapa da Educação Infantil. MEC/SEB, 2018. 7. Decreto Municipal n.º 801/2022. Aprova a descrição do cargo de Professor de Educação Infantil na Administração Direta. 8. Deliberação n.º 01/2019 do Conselho Municipal de Educação de Curitiba, de 06 de março de 2019. Normas e princípios para a Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino de Curitiba – SISMEN. 9. Currículo da Educação Infantil: diálogos com a BNCC. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. 10. Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: a. Princípios: Éticos, Políticos e Estéticos b. Eixos: Interações e Brincadeira c. Direitos: Participar; Explorar; Brincar; Expressar; Conhecer-se e Conviver d. Campos de experiência: O eu, o outro o nós; Corpo, gestos e movimento; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. 11. Diretrizes da inclusão e da educação especial de Curitiba: diálogos com a BNCC. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.
Sobre a apostila:
– Material Digital;
– Formato PDF pode ser lido no computador, tablet ou celular;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Possui exercícios de fixação gabaritados;
– Conteúdo baseado no edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal (não são comentadas) em formato ZIP (arquivo compactado);
– Download imediato.
Sobre o cargo:
Observar, acompanhar e promover, individual e coletivamente, práticas educativas na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, de forma a contribuir para o desenvolvimento integral da criança de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, considerando seus limites, interesses e valores, complementando a ação da família e da comunidade, a partir do fortalecimento das relações de afeto e respeito às diferenças.
Dúvidas frequentes:
Como faço para acessar o material?
Para baixar basta acessar “Minha conta > Downloads“.
Para outras dúvidas, acesse a nossa página de Perguntas Frequentes ou entre em contato conosco.
Adquira hoje mesmo a sua Apostila Professor Educação Infantil Pref Curitiba PR 2022