Apostila Agente de Administração Pref Bauru SP 2022
A Apostila Agente de Administração Pref Bauru SP 2022 é desenvolvida de acordo com o edital do concurso. EDITAL 11/2022. Apostila Prefeitura Municipal de Bauru SP 2022 Agente em Gestão Administrativa e Serviços – Agente de Administração
Conteúdo programático:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. Arquivos 1.1 Arquivos físicos ativos 1.2 Arquivos físicos inativos 1.3 Arquivos eletrônicos 1.4 Controle e gestão de arquivos 1.5 Conferir, organizar, localizar e arquivar documentos. 1.6 Controlar e movimentar documentos/processos. 2. Materiais de apoio às atividades administrativas 2.1 Gestão de consumo 2.2 Acuracidade do controle 2.3 Solicitar materiais necessários ao setor. 3. Gestão do conhecimento 3.1 Manuais (elaboração, controle de versões e atualizações) 3.2 Procedimentos de trabalho (elaboração, controle de versões e atualizações) 3.3 Realizar procedimentos administrativos do setor. 4. Hierarquia 4.1 Cadeia de comando 4.2 Princípio de autoridade 4.3 Principio de unidade de comando 5. Comunicação interna e externa 5.1 Comunicação verbal e não verbal 5.2 Meios de comunicação (físicos e digitais) 5.3 Clareza nas informações 5.4 Imprimir e fotocopiar documentos. 5.5 Realizar controle de agendamentos, escalas e demais documentos diversos. 6. Informática 6.1 Cuidados com dados digitais 6.2 Softwares 6.3 Sistemas dedicados 6.4 Realizar trabalhos de digitação. 6.5 Criar e organizar arquivos eletrônicos. 6.6 Realizar, organizar e atualizar cadastros ou recadastramentos de dados. 6.7 Receber e enviar informações por correio eletrônico. 7. Melhorias de processos 7.1 Melhoria contínua 7.2 Inovação e criatividade 8. Correspondência comercial 8.1 Ofícios 8.2 Memorandos 8.3 Relatórios 8.4 Minutas de contrato 9. Relação com clientes 9.1 Regras de atendimento ao público 9.2 Qualidade no atendimento ao público 9.3 Procedimentos para recepção ao público 9.4 Atendimento telefônico 9.5 Atendimento ao público interno e externo. 9.6 Encaminhamento das pessoas aos locais solicitados. 9.7 Auxílio no controle de visitantes, através de registros e quando necessário, no controle e recebimento de ingressos. 10. Representações Gráficas 10.1 Organograma 10.2 Fluxograma 10.3 Cronograma 11. Ética no ambiente de trabalho 11.1 Conduta profissional 11.2 Relacionamento interpessoal 12. Conflitos 12.1 Características do conflito (saudável ou prejudicial, funcional ou disfuncional) 12.2 Gestão do conflito 12.3 Ética e sua relação com a gestão de conflitos (padrão de conduta)
INFORMÁTICA 1. Conceito e modo de utilização no sistema operacional Windows; 2. Conceito e modo de utilização em software de processadores de texto; 3. Conceito e modo de utilização em software de edição de planilhas eletrônicas; 4. Conceito e modo de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação na internet, de correio eletrônico e de busca e pesquisa.
LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão/ Interpretação de textos. 1.1. Gêneros Textuais e suas características. 2. Emprego de Vocabulário. 3. Acentuação gráfica – de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. 4. Uso dos Porquês. 5. Morfologia (classes de palavras): substantivo, adjetivo, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição e numeral. 5.1. Uso do verbo – flexão verbal – compreensão das pessoas e tempos verbais. 6. Sintaxe – (estudo do sujeito, predicado, verbos transitivos, verbos intransitivos, objeto direto, objeto indireto). 6.1. Período Simples e Período Composto. 6.2. Uso da Crase. 7. Concordância nominal e Verbal. 8. Emprego dos sinais de pontuação. 9. Denotação e conotação – Figuras de linguagem 10. Pontuação.
MATEMÁTICA 1. Sistemas de numeração e sistemas de medidas para cálculo de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. 2. Números reais: representação, transformação, comparação e operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). Potências de 10 e notação científica. 3. Razão, proporção, números e grandezas proporcionais, regra de três simples e composta, porcentagem e juros simples. 4. Cálculos algébricos: fatoração, expressões algébricas, valor numérico, produtos notáveis, simplificação de frações algébricas. 5. Função como particular relação entre duas grandezas: funções do 1° e 2° graus, função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas. 6. Álgebra das Matrizes: definição, aplicações e operações (adição, subtração e produto). 7. Determinantes. 8. Problemas práticos envolvendo o conceito de progressões aritmética e geométrica. 9. Interpretação de tabelas e gráficos para tratamento da informação. 10. Entendimento de estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos. Sentenças e proposições. Uso dos conectivos lógicos. Operações Lógicas (negação, conjunção, disjunção, implicação, bicondicional). Tabelas Verdade. Equivalência de proposições. 11. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio verbal, matemático e sequencial. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. 12. Resolução de situações-problema utilizando o raciocínio lógico e quaisquer dos conteúdos do programa. 13. Razões Trigonométricas. 14. Relações Métricas do Triângulo Retângulo 15. Problemas envolvendo área, volume e perímetros.
LEGISLAÇÃO 1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – (Artigos: 1º ao 4º; 29 ao 31; 37 ao 41). 2. Lei Orgânica Municipal – (Artigos: 1º ao 4º; 8º ao 16; 27; 28; 31; 34; 34-A; 39 ao 49; 51; 69; 70; 93 ao 95; 188; 195). 3. Lei Municipal n.º 3.601, de 27 de julho de 1993 – Estrutura Organizacional da Prefeitura Municipal de Bauru e suas alterações – (na íntegra). 4. Lei Municipal n.º 5.804, de 10 de novembro de 2009 – Regula Atos e Processos Administrativos no Âmbito da Administração Pública Municipal – (Artigos: 1º ao 6º; 16; 17; 22; 23). 5. Lei Municipal n.º 1.574, de 1º de janeiro de 1971 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Bauru e suas alterações – (na íntegra). 6. Lei Municipal n.º 3.781, de 21 de outubro de 1994 – Dispõe sobre o Direito de Petição e sobre o Regime Disciplinar do Servidor Público Municipal de Bauru e suas alterações – (na íntegra). 7. Lei Municipal n.º 4.830, de 17 de maio de 2002 – Transforma o Serviço de Previdência dos Municipiários de Bauru – SEPREM – na Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru – FUNPREV e suas alterações – (Artigos: 1º; 2º; 4º; 49 ao 61). 8. Lei Municipal n.º 5.975, de 1º de outubro de 2010 – Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salário – PCCS; sobre o reenquadramento, sobre a reconfiguração das carreiras, sobre a instituição de jornadas especiais, sobre a criação de nova grade salarial para os cargos efetivos e em comissão, sobre a extinção de adicionais, produtividades e gratificações dos servidores públicos municipais, exceto os cargos específicos da área de saúde e de educação e suas alterações – (na íntegra).
Sobre a apostila:
– Material Digital;
– Formato PDF pode ser lido no computador, tablet ou celular;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Possui exercícios de fixação gabaritados;
– Conteúdo baseado no edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal (não são comentadas) em formato ZIP (arquivo compactado);
Sobre o cargo:
Executar atividades administrativas e de atendimento ao público. Realizar procedimentos administrativos do Setor. Elaborar ofícios, memorandos, despachos, relatórios, etc. Imprimir e fotocopiar documentos. Realizar trabalhos de digitação. Conferir, organizar, localizar e arquivar documentos. Criar e organizar arquivos eletrônicos. Controlar e movimentar documentos/processos. Realizar, organizar e atualizar cadastros ou recadastramentos de dados. Realizar controle de agendamentos, escalas e demais documentos diversos. Solicitar materiais necessários ao Setor. Atender ao telefone e ao público interno e externo. Encaminhar pessoas aos locais solicitados. Receber e enviar informações por correio eletrônico. Auxiliar no controle de visitantes, através de registros e quando necessário, no controle e recebimento de ingressos. Eventualmente auxilia em outras tarefas afins.
Dúvidas frequentes:
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