Apostila Auxiliar Administrativo Concurso CRMV RJ 2022
A Apostila Auxiliar Administrativo Concurso CRMV RJ 2022 é desenvolvida de acordo com o edital do concurso. EDITAL Nº 1 de 2022. Apostila Concurso CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Conteúdo programático:
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010,2013 e 365).3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação:procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICA:1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias,inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
LEGISLAÇÃO E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:1 Ética e função pública. 2 Ética no Setor Público. 3 Lei nº8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei nº9.784/1999 e suas alterações (processo administrativo). 5 Acesso à informação: Lei nº12.527/2011; e Decreto nº7.724/2012. 6 Decreto nº9.830/2019.
ATUALIDADES: 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1 Noções de Administração.1 Gestão de pessoas. 1.1 Equilíbrio organizacional. 1.2 Objetivos,desafios e características da gestão de pessoas. 1.3 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação,liderança,desempenho.2 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. 2.1 Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. 2.2 Ciclo PDCA. 2.3 Ferramentas de gestão da qualidade.3 Noções de gestão de processos.3.1 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.4 Noções de administração de recursos materiais. 4.1 Classificação de materiais. 4.1.1 Atributos para a classificação de materiais. 4.1.2 Tipos de classificação. 4.1.3 Metodologia de cálculo da curva ABC. 4.2 Gestão de estoques.4.3 Recebimento e armazenagem.4.3.1 Entrada.4.3.2 Conferência.4.3.3 Objetivos da armazenagem.4.3.4 Critérios e técnicas de armazenagem. 4.3.5 Arranjo físico (leiaute).4.4 Distribuição de materiais. 4.4.1 Características das modalidades de transporte. 4.4.2 Estrutura para distribuição. 4.5 Gestão patrimonial.4.5.1 Tombamento de bens.4.5.2 Controle de bens.4.5.3 Inventário. 4.5.4 Alienação de bens. 4.5.5 Alterações e baixa de bens.5 Noções de arquivologia. 5.1 Arquivística: princípios e conceitos. 5.2 Legislação arquivística. 5.3 Gestão de documentos. 5.3.1 Protocolo: recebimento, registro, distribuição,tramitação e expedição de documentos. 5.3.2 Classificação de documentos de arquivo. 5.3.3 Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 5.3.4 Tabela de temporalidade de documentos de arquivo. 5.4 Acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo.5.5 Preservação e conservação de documentos de arquivo. 5.6 Triagem e eliminação de documentos e processos, 5.7 Digitalização de documentos. 5.8 Controle de qualidade da digitalização.6 Atendimento ao Público.6.1 Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade;apresentação;atenção; cortesia;interesse; presteza;eficiência; tolerância; discrição; conduta;objetividade.7 Trabalho em equipe. 7.1 Personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública; 18 fatores positivos do relacionamento;comportamento receptivo e defensivo;empatia; compreensão mútua. 8 Postura profissional e relações interpessoais. 9 Comunicação. 10 Legislação do Sistema CFMV/CRMVs: Legislação do Sistema CFMV/CRMVs: Lei Federal nº5.517/1968. Lei Federal nº5.550/1968. Decreto nº64.704/1969. Decreto nº 69.134/1971. Resolução CFMV nº587/1992. Resolução CFMV nº591/1992. Resolução CFMV nº672/2000. Resolução CFMV nº682/2001.Resolução CFMV nº683/2001. Resolução CFMV nº867/2007. Resolução CFMV nº1041/2013. Resolução CFMV no1049/2014. Resolução CFMV no1138/2016. Resolução CFMVnº1177/2017. Resolução CFMV nº 1267/2019.Resolução CFMV nº1275/2019. Resolução CFMV nº1298/2019. Resolução CFMV nº1330/2020. E as devidas alterações posteriores.
Sobre a apostila:
– Material Digital;
– Formato PDF pode ser lido no computador, tablet ou celular;
– Desbloqueado, você pode fazer a impressão em casa;
– Possui exercícios de fixação gabaritados;
– Conteúdo baseado no edital;
– Apostila revisada por profissionais especializados em concursos;
– Legislações são enviadas de forma literal (não são comentadas) em formato ZIP (arquivo compactado);
– Download imediato. O material é liberado automaticamente após aprovação do pagamento.
Sobre o cargo:
Exercer atividades de apoio administrativo aos Departamentos do CRMV-RJ; Realizar atendimento a profissionais, representantes de empresas e público em geral, prestando informações inerentes a assuntos de natureza administrativa e legislação do Sistema CFMV/CRMVs; Elaborar e confeccionar documentos, processos, relatórios, tabelas e planilhas necessários aos procedimentos de sua área de atuação; Protocolar e tramitar documentos; Realizar arquivamento de documentos;Manter organizado o arquivo (físico e eletrônico) de documentos; Gerar informações para inserção no Portal da Transparência; Gerir conta de e-mail pertinente;Promover o contínuo aprimoramento dos processos e serviços sob sua responsabilidade;Manter-se continuamente atualizado acerca da legislação do Sistema CFMV/CRMVs, bem como das normas pertinentes aos procedimentos de sua área de atuação;Zelar pelo ambiente de trabalho,equipamentos e patrimônio em que for responsável;Cumprir metas e prazos estabelecidos pela direção do CRMV-RJ;Cumprir a missão, visão, valores e objetivos estratégicos do CRMV-RJ;Executar outras atividades correlatas
Dúvidas frequentes:
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